O desenvolvimento de arquivos de ajuste de alta qualidade é um tópico que ultrapassa em muito os limites de um único artigo. Você pode encontrar informações sobre os meandros do tuning em outras partes do nosso site, bem como sobre as precauções de segurança, os testes extensivos e o registro de dados que nos permitem chegar o mais próximo possível dos limites de segurança, mas nunca ultrapassá-los, fornecendo a você os melhores números de desempenho sem nenhum problema de segurança. Também usamos equipamentos de tuning originais específicos da marca/ECU e as ferramentas e os equipamentos de teste líderes do setor, todos localizados em instalações bem controladas, onde os fatores externos não desempenham absolutamente nenhum papel nos resultados dos testes.
Acreditamos que ter as informações corretas, confiáveis e consistentes é fundamental quando se trata de desenvolver arquivos de ajuste de ECU de alto nível, portanto, nosso registro de dados inclui muitos aspectos diferentes, incluindo solicitações de ECU e resultados reais. Isso nos permite comparar esses resultados e ter informações confiáveis sobre a ECU, o software e até mesmo sobre o motor e outras peças. Sempre que há uma nova ECU no mercado ou quando o fabricante lança uma nova versão do software da ECU, mapeamos toda a arquitetura do software para termos uma visão geral clara e confiável. Os caminhos do ar e do combustível são seguidos integralmente e também prestamos muita atenção a outros mapas na ECU, suas relações e aspectos complementares. O conhecimento que obtemos com essa abordagem nos permite realizar alterações como o fabricante faria. É por isso que nossos arquivos de ajuste oferecem qualidade de software OEM. Aqui estão apenas alguns dos aspectos do ajuste aos quais damos muita atenção:
A maioria dos carros modernos usa turbocompressores para indução forçada, mas também podemos trabalhar em veículos com superalimentação. Para esses últimos, podemos fazer o ajuste com ou sem troca de polias, dependendo do veículo específico e/ou dos desejos do proprietário. Para modificações no turbo, usamos nosso banco de dados de especificações de turbo que mostra as especificações fornecidas pelo fabricante do turbocompressor. Isso nos ajuda a manter a confiabilidade, apesar do aumento das pressões.
Alteramos a quantidade de combustível mantendo os injetores abertos por mais tempo, aumentando a pressão ou ambos. A decisão sobre o curso de ação depende do motor, da ECU, do tipo de injetor, do tipo de projeto de ajuste e dos desejos do cliente. Mais uma vez, nosso conhecimento sobre hardware e software nos permite realizar todas essas modificações com segurança.
Isso geralmente é ignorado pelos ajustadores e não temos ideia do motivo. É muito importante para garantir uma combustão ideal e manter o motor confiável e durável.
Além de desempenhar um papel importante na combustão adequada, o tempo de ignição também melhora a resposta do acelerador, tornando a sensação de dirigir muito mais imediata. Ao alterar as quantidades de ar e combustível, o ajuste do tempo de ignição é muito importante, tanto para a segurança quanto para o desempenho. Por exemplo, quando ajustamos o tempo de ignição, avançamos em rotações mais baixas para dar ao motor aquele impulso extra de torque na seção que geralmente é menos potente. É claro que nos certificamos de que o aprimoramento possa ser usado com eficiência pelo motor e que todas as peças possam suportar o aprimoramento. A segurança é nossa prioridade. À medida que as rotações aumentam, as pressões nos cilindros também aumentam. À medida que as pressões se aproximam dos limites de segurança, diminuímos um pouco o ritmo para garantir a segurança, apesar do aumento de potência. Perto do topo da faixa de rotações, as pressões começam a cair novamente e podemos voltar ao avanço do tempo de ignição para prolongar o fornecimento da maior quantidade de torque. Isso garante um desempenho muito melhor nas seções de RPM que normalmente são menos potentes e torna o carro muito melhor de dirigir, tanto em condições cotidianas quanto na pista. Não fazemos o ajuste apenas para fornecer a você um número alto na planilha do dinamômetro. Fornecemos o número, mas também o disponibilizamos em uma seção de RPM muito maior, ampliando a curva de torque e fazendo um melhor uso da potência na condução diária e na pista.
Garantimos que o lambda seja sempre monitorado e ajustado quando necessário. Dessa forma, podemos garantir que o motor nunca superaqueça, apesar do aumento das quantidades de ar e combustível. Além disso, isso nos ajuda a desenvolver nossos arquivos de ajuste de forma que economizem combustível durante o cruzeiro ou durante uma aceleração leve.
Semelhante à seção anterior, manter a EGT sob controle preserva a confiabilidade das peças do escapamento, dos catalisadores e do turbocompressor. Para realizar um ajuste mais elaborado, também podemos substituir o escapamento ou o catalisador por uma versão mais robusta para permitir mais espaço para o ajuste. Nesse caso, também precisamos modificar o software relacionado ao O2. Durante o ajuste, nosso objetivo é criar um layout de software que ofereça mais potência e torque, em uma seção de RPM mais ampla, reduza o consumo de combustível em condições de direção sem desempenho e tudo isso sem prejudicar qualquer peça de hardware OEM ou de reposição.